A Fanfarra da Escola de Educação Básica João XXIII já está nos últimos preparativos para, no próximo sábado (5), representar o município de Brusque na 27ª edição do tradicional Concurso de Bandas e Fanfarras de Gaspar. O grupo, sob a coordenação do corpo docente da escola que dá o nome para a banda, irá com aproximadamente 30 integrantes para o município vizinho, levar a tradição das bandas e fanfarras, junto de outras 19 bandas, para a competição. A corporação já possui alguns títulos neste campeonato. A primeira participação foi em 2007.
A Fanfarra EEB João XXIII está inscrita na modalidade Banda de Percussão Marcial Juvenil, com músicos até 22 anos de idade, enfrentando grupos renomados no cenário sul brasileiro, como a Facephar (Araucária-PR). A apresentação está prevista para ocorrer às 10h40min. Os quesitos em avaliação e que valem troféu são: Mór de Comando, Pelotão de Bandeiras, Baliza e Corpo Musical.
Na Fanpage da fanfarra, os admiradores da banda estão sendo convidados para prestigiarem a corporação brusquense no concurso. No sábado, o repertório será diversificado, mudando o estilo que a banda vinha adotando, de tocar repertorias estritamente brasileiros. Desta vez, African Symphony (Van McCoy), Coisas Que O Lua Canta (é O mesmo!), de Luiz Gonzaga, e Crunch Time! (James Swearingen) farão parte da seleção apresentada para o corpo de jurados.
O Concurso de Bandas e Fanfarras de Gaspar é o mais tradicional de Santa Catarina e, como sempre, será realizado na Escola de Educação Básica Frei Godofredo, Bairro Sete de Setembro, em Gaspar, a 24 km de Brusque. A Fanfarra EEB João XXIII é a única corporação de Brusque a participar da competição em 2014.