Final de semana tem Festa de Nossa Senhora de Azambuja
Acontece neste final de semana a tradicional Festa de Nossa Senhora de Azambuja, uma das mais antigas e tradicionais do município de Brusque. Segundo o padre Nélio Schanke, em entrevista à Rádio Cidade, a festa tem como diferencial em relação às outras a grande atração a fé e a devoção à Nossa Senhora do Caravaggio, que atrai seuvisitantes para participar da evento.
Padre Nélio lembra que todo o dinheiro arrecado na festa serve para manter o hospital, o Santuário e o Seminário. Ele ainda explica como funciona a divisão dos fundos arrecadados: 33% hospital, 33% seminário e 34% para o Santuário.
Curiosidade
A primeira festa de Nossa Senhora de Azambuja aconteceu no ano de 1900.
A festa é celebrada todos os anos no 3º Domingo de agosto, desde o ano de 1985, com a devida anuência da Santa Sé, de Roma e também devido à lei dos feriados em todo o Brasil, que retirou o dia 15 como feriado.
É bem verdade que os peregrinos se dirigem ao Santuário ao longo de todo o ano, mas comparecem de modo mais intenso na festa de Nossa Senhora de Azambuja.
Programação
NOVENAS PREPARATÓRIAS: entre os dias 12 a 19 de agosto, com missa às 19h e presença dos noveneiros
Dia 20 de agosto, sábado
Missas às 16h e às 19h. Após a nissa das 19h forma-se uma procissão luminosa ao Morro do Rosário, com a oração do terço. Em seguida show pirotécnico.
Dia 21 de agosto, domingo
Missas e atendimento de confissões nos seguintes horários: 7h30, 10h, 13h30, 14h30, 15h30, 16h30, 17h30 e 19h. A missa solene da festa acontece às 10h, com a presença dos festeiros e autoridades.