Uma área degradada tem sido recuperada por meio de um convênio firmado entre o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque e a empresa brusquense Irmãos Zen S.A., na região do Bairro Limeira Baixa.
O local, que fica situado às margens de um ribeirão, segundo o biólogo do Samae, Maycon Eduardo Nicoletti, tem cerca de 850 m². O espaço foi custeado pelo Departamento de Meio Ambiente e Segurança da Zen, através de uma empresa terceirizada. Já o proprietário do terreno, o Samae, tem a responsabilidade do incremento da vegetação.
“Foi feito um levantamento das espécies da flora, e foram plantadas cerca de 70 mudas de árvores que compõe a mata nativa da região”, conta o biólogo. Na visão dele, o espaço precisava de uma recuperação, já que a área de mata ciliar estava degradada, desde quando foi adquirido na época da construção. “Essa parceria com a Zen viabilizou esse processo”, completa.
Nicoletti ainda destacou a importância da atividade, já que esse tipo de projeto garante a integridade do sistema, visto que a área fica próxima de onde a autarquia capta e trata cerca de 80 mil litros de água por hora, quantia destinada ao abastecimento dos Bairros Limeira e Poço Fundo. “Então, nos fornece, futuramente, uma água com qualidade. Além do meio ambiente, quem também ganha é o consumidor”, finaliza.




