Grande parte dos servidores da Celesc em todo o Estado estão paralisados nesta terça-feira (16). Em Brusque, vários funcionários também paralisaram suas atividades, mas a agência central realizará seu atendimento administrativo normalmente. A principal reclamação é o não cumprimento de acordos firmados entre a empresa e os trabalhadores em mesa de negociação.
Segundo o diretor do Sindicato dos Trabalhadores Eletricitários do Vale do Itajaí (Sintevi), Lúcio André Souza e Silva, a paralisação foi definida em reunião estadual, realizada no dia 6 de agosto, na cidade de Rio do Sul. E dentro dos acordos não cumpridos pela Celesc, segundo o diretor, estão a Participação dos Lucros e Resultados e também a precarização das condições de trabalho e atendimento à população.
Sobre a participação nos lucros, Lúcio afirmou que as metas até então eram possíveis de alcançar, porém, nas últimas negociações, as metas apresentadas pela Celesc foram consideradas inviáveis. Chegando a um termo em comum, o que foi acordado nas negociações não foi cumprido.
O que aconteceu foi que o pagamento da participação dos lucros estava acertado para um avanço linear, e a Celesc acabou congelando esse crescimento na parcela. Porém, o atendimento administrativo da agência de Brusque está mantido pelas pessoas que não aderiram à paralisação.
A ideia do movimento é diminuir o ritmo dos atendimentos e não prejudicar muito a população. Assim como os canais da Celesc através do site e também no telefone 0800 48 0120 estão disponíveis para qualquer emergência do público em geral.
Ainda não existe a ideia de nova paralisação, já que a desta terça-feira estava programada e será apenas neste dia. Porém, caso as negociações não avancem, existe essa possibilidade de nova paralisação em breve.



