Há 60 anos nascia um dos principais, se não o mais, importante jornal impresso da história de Brusque. O Jornal Município Dia a Dia não é mais o mesmo de seis décadas atrás, um veículo criado com objetivos políticos, com alvo na oposição da época. Hoje, inovação, jovialidade e busca por independência editorial são o foco do jornal.
Palavras do atual diretor do MDD, Cláudio José Schlindwein, que ainda nem era nascido quando o empreendimento fora criado na cidade. Com forte teor partidário e de periodicidade semanal, o nascimento do jornal se deve ao ex-deputado estadual Raul Schaeffer, do Partido Social Democrático (PSD). Surgido para ser contra o jornal O Rebate. Naquela época, os veículos de comunicação estavam a serviço de algum partido político. Se era fundada uma rádio do PSD, fundava-se outra da UDN (União Democrática Nacional). Eram quase simultâneos esses lançamentos, comenta Schlindwein.
Mesmo sendo o fundador, Schaeffer não ficou por muito tempo à frente do jornal. Depois disso, o jornalista e fiscal estadual Jaime Mendes assumiu a direção, ficando até o ano de 1986, quando veio a falecer. Ele adorava o jornal. Segundo relatos da família, não foram poucas as vezes em que teve que tirar recurso do salário dele para colocar no jornal, mas sempre com o intuito de que Brusque pudesse ter uma comunicação impressa de qualidade, relata Claudio Schlindwein.
Com um pequeno período, o ex-prefeito Cyro Gevaerd assumiu o controle do jornal. Depois disso, Herbert Pastor admitiu-o, trazendo mais independência partidária. Ele solta o jornal do partido político e começa a trazer a ideia de um jornalismo mais profissional. Ainda depois desses, o Jornal Município teve como diretor o empresário Jorge Colzani.
Dando mais um passo ao profissionalismo, o jornal passa a ser impresso em offset, deixando a máquina que antes utilizara por muitos anos. Em 1997, sai a primeira impressão colorida do jornal.
Em 1999, o atual diretor assumia o comando do jornal. Em 2002, a gente transformou ele em diário. A demanda e o serviço aumentaram, mas porque Brusque cresceu também, relembra.
Um curiosidade da transformação de semanal para diário, segundo Schlindwein, é que havia pouca aceitação no início. Então a saída foi colocar o jornal em tamanho tablóide, de segunda a quinta-feira, e às sextas-feiras o jornal era em tamanho standard (tipografia maior e, por isso, havia certa dificuldade em lidar com ele em mãos). Depois de cerca de três meses, o jornal efetivou o tamanho tablóide, o qual é usado atualmente.
60 anos
Com muita dedicação em 15 anos, Cláudio José diz que a marca de 60 anos é histórica dentro do jornalismo no estado. Se você for ver, tem apenas três jornais que são mais antigos que o Município, em Santa Catarina, o que faz o Município ser o quarto mais velho.
Na opinião dele, a história do jornal, muitas vezes, é confundida com a história de Brusque. Tem uma matéria do lançamento da pedra fundamental da igreja matriz, mas também tem uma matéria de sua conclusão. Vimos nascer a Fenarreco. Então se você fizer um paralelo da cidade e do jornal, você vai ver que essas linhas se cruzam.
Em 2014, o Jornal deu grandes passos para a melhoria. O primeiro deles foi o novo projeto gráfico, em março, mudando completamente a tipologia e o layout, buscando focar na imagem de maior seriedade. O segundo passo foi a criação do novo portal, em maio, produzindo a possibilidade de o internauta interagir com o veículo. A gente tem a sensibilidade de que o mundo muda muito rápido. Nós pegamos uma agência [para decidir e realizar mudanças] e fazemos muitas pesquisas [sobre o gosto do leitor].
Para o contato com o público, o Município tem o meio impresso, portal de notícias, a edição online, o Twitter, o Facebook, Instagram e ainda conta com uma edição teen, intitulada de Like, para a interação com adolescentes. Quando a gente quis fazer o projeto, nós criamos um conselho de jovens. Eles que fizeram as propostas de pautas, de formatos, de periodicidade, eles que alimentam essas pautas e que curtem.
Atualmente o jornal conta, principalmente na parte jornalística, com profissionais formados em nível superior, o que garante qualidade nas notícias. Além de ter qualidade em entrega, no comercial e no administrativo, afirma ele.
A equipe é bastante jovem. Acho que o frescor da juventude faz com que exista a ansiedade em fazer uma matéria, pela busca, por cavar uma pauta legal, um tema interessante. Mas com certeza têm as orientações de pessoas muito experientes. Acho que essa combinação entre a juventude e experiência é perfeita e é um dos pilares do sucesso do Jornal Município, finaliza.
O aniversário é completado nesta quinta-feira (26), mas as comemorações já estão acontecendo. Ontem à noite, quarta-feira (25), o Município Dia a Dia foi homenageado na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis. Além disso, a Câmara Municipal de Brusque também lembrará a data no dia 1º de julho, em sessão solene alusiva ao aniversário do jornal, além de exposição com as capas que mais marcaram a trajetória do jornal através dos anos.


