O Observatório Social de Brusque realizou um levantamento dos impostos sobre os presentes do Dia dos Pais, data comemorada neste domingo (14). As informações foram coletadas no site do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), que aponta que alguns itens podem ultrapassar a carga tributária de 78%.
O presidente-executivo do IBPT, João Eloi Olenike, afirmou que, geralmente, os produtos ficam mais altos nessa época de grande procura e os impostos inseridos nos presentes ficam na média de 40% do preço final.
De acordo com o levantamento, os perfumes importados são os itens com maior carga tributária, 78,99%, enquanto que os nacionais têm 69,13% de tributos. O vinho importado também está com altas taxas de tributos, sendo registrado 77,78%. O nacional tem 58,29% destinado aos governos. Os relógios têm carga tributária de 53,14%, ao mesmo tempo que os tênis importados 58,59%, aparelhos mp3 ou iPod 49,45%, barbeador elétrico 48,11% e as carteiras para documentos 41,52%.
"Muitos brasileiros optam por presentear os entres queridos com itens eletrônicos que, devido ao processo de industrialização, têm incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados, o IPI. No caso dos presentes importados, como os perfumes, a ocorrência do Imposto de Importação faz com que a compra do presente ideal pese ainda mais no bolso do contribuinte", explica o presidente-executivo do IBPT.