Na reta final, o Curso de Formação de Soldados do 18º Batalhão Policial Militar, com sede em Brusque, realizou nesta terça-feira (24) uma aula que, com certeza, agradou a todos os futuros soldados policiais militares. Trata-se do curso prático de direção defensiva ministrado pelo sargento PM Murilo Wilke e pelo soldado PM Guilherme Sedrez.
Durante toda a manhã, os 32 aspirantes aprenderam noções básicas de manobras defensivas na direção de duas viaturas que foram especialmente disponibilizadas para o treino, nas dependências do pátio do Pavilhão da Fenarreco. O Slalom (zigue zague), controle de tração na curva, reverso, entre outras, foram algumas das manobras que os futuros PMs aprenderam durante a manhã nublada desta terça-feira.
Foram algumas técnicas de direção e controle das viaturas. Nossos soldados daqui a pouco estarão se formando e, por isso, a gente está passando algumas técnicas para, na hora em que precisarem, eles terem esse domínio, ressalta Wilke, monitor do CFSd. A aula ocorreu num circuito feito com cones no pátio do pavilhão de eventos localizado na Rodovia Antônio Heil.
Chegando ao fim
O Curso de Formação de Soldados 2013 II está em na reta final. De acordo com o sargento Wilke, no próximo dia 1º de julho ocorrerá, na capital catarinense, Florianópolis, a formatura de todo o contingente estadual que esteve se preparando nos últimos meses. Porém, na próxima sexta-feira (27), às 16h, ocorrerá nas dependências do 18º Batalhão, localizado no Bairro Santa Terezinha, a formatura do grupo brusquense.
Após a formatura, eles estarão aptos a iniciar a sua carreira. Eles farão as escolhas de vagas e, após a formatura, irão para suas respectivas unidades, ressalta o militar. Informações ainda não oficiais dão conta de que, possivelmente, nove ou dez destes soldados ficarão trabalhando na região de Brusque. Dos 33 que iniciaram o curso, houve apenas um desligamento. Existe, ainda, um aluno esperando a decisão de um processo administrativo que está em andamento.
Satisfação pessoal
Wilke diz estar privilegiado de estar iniciando todos os alunos, futuros militares. A diversidade geográfica presente no curso, o choque cultural, entre vários outros quesitos, foram de grande valia para o monitor do CFSd 2013 II. Nós temos gente do Distrito Federal, do Mato Grosso, do Mato Grosso do Sul, do Rio Grande do Sul, do Paraná e de todas as regiões de Santa Catarina (...) a gente acaba aprendendo mais com eles do que passando pra eles ressaltou, orgulhoso, o PM.
ASSISTA A MATÉRIA EM VÍDEO