Nesta quarta-feira (10) foi lançado o projeto Recicla CDL na Escola em Brusque. O programa é realizado no estado desde 2011, mas é a primeira vez na cidade.
Em 2015, ele passou por uma remodelagem, o que gerou muitos recordes, com 131 Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) inscritas e mais de 120 mil crianças de 703 escolas. Em toda a história da ação já foram envolvidas mais de 420 mil estudantes nas cinco edições.
De acordo com o gestor da CDL Brusque, Carlos Eduardo Vieira, em 2016, existem dois concursos programados: de desenho e redação. “Voltados aos estudantes de primeiro ao nono ano, da Rede pública Municipal do Ensino Fundamental de Santa Catarina, com início no mês de agosto”, explica.
Neste ano, as novidades no projeto são a programação visual para os materiais, uma nova logomarca, a criação de personagens para auxiliar na divulgação do concurso, reunidos na Liga Sustentável – que ainda possui uma nova amiguinha, a Hidra, representante da água. “Juntos, os personagens vão protagonizar uma nova aventura, desta vez, em torno da preservação da água para inspirar os alunos a realizarem seus trabalhos em torno do tema: ‘o que fazer para economizar água e salvar o planeta’?”, explica.
Serão 23 instituições de ensino municipais participando do Recicla CDL na Escola. Todos os alunos receberão o material para a realização do trabalho, além também do apoio didático aos professores responsáveis. “O projeto vai agir nas escolas municipais, conscientizando as crianças e tornando-as multiplicadoras das boas práticas em prol do meio ambiente”, acrescenta.
Os alunos participantes serão do primeiro ao nono ano, sendo que do primeiro ao quinto participarão da modalidade desenho, enquanto o restante trabalhará na redação. “A inscrição é gratuita”, afirma Vieira. Os vencedoras da etapa de Brusque ainda irão representar o município no concurso estadual.
Na etapa municipal os alunos vencedores ganharão:
- O aluno vencedor da modalidade Desenho - Kits escolares e um tablet;
- O aluno vencedor da modalidade Redação – Kits escolares e um tablet.
- Para os professores orientadores dos vencedores municipais, em ambas as modalidades será entregue como premiação – 2 vale compras de R$ 150.
- Para a escola vencedora em ambas as modalidades – Vale compras em produtos esportivos.
Para os trabalhos selecionados a nível estadual a premiação será:
- Os alunos vencedores da modalidade Desenho – um tablet;
- Os alunos vencedores da modalidade Redação – um tablet;
- Para os professores orientadores dos vencedores estaduais, em ambas modalidades, será entregue como premiação – um tablet.




