Novo Decreto: Guabiruba reduzirá ainda mais horário do comércio

A cidade de Guabiruba deverá adotar medidas mais rígidas para tentar conter o avanço do novo Coronavírus. Em entrevista ao programa Rádio Revista Cidade desta terça-feira (21), o prefeito Matias Kohler adiantou algumas que devem integrar o documento, a ser elaborado ainda hoje.
Segundo ele, o crescente número de casos registrados em Guabiruba e outras cidades da região levou à decisão. Que segue o discutido em assembleia da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi).
“Esse momento é único e precisamos da união de todos para ter o melhor resultado”, destacou Kohler.
Entre as medidas que devem integrar o documento estão o limite de funcionamento de estabelecimentos comerciais até às 18h, com exceção de supermercados e restaurantes, que poderiam atender até 19h. Após esse horários, somente em tele entrega. No caso dos supermercados, limite de 30% da capacidade de pessoas no interior dos mesmos, ou maior distanciamento entre pessoas.
Há, ainda, a possibilidade de que grande parte do comércio possa atender apenas durante a semana e no sábado até meio-dia, ficando fechados à tarde neste dia e nos domingo.
Quanto aos restaurantes, estes somente poderiam funcionar de segunda a sexta-feira até às 19h. Aos finais de semana, apenas em tele entrega (delivery).
Kohler considera as medidas rigorosas e afirma não temer os reflexos desta decisão politicamente.
“Não se trata de gostar ou não do prefeito. Não interessa se gosta ou não. Temos que pensar na vida”, afirmou.
Na entrevista, o prefeito de Guabiruba, que também preside a Ammvi, falou sobre as tratativas para novos leitos de UTI para a região. Houve a proposta de que pacientes de enfermaria do hospital de Azambuja fossem levados para o Hospital de Dom Joaquim.
A direção deste último já sinalizou positivo, mas a questão esbarra na autorização da Secretaria de Estado da Saúde. O vice-prefeito de Brusque, Ari Vequi, afirmou que a autorização é necessária por conta do aspecto técnico, que precisa do aval do governo do estado. Sobre os leitos de UTI, inicialmente estariam quase certos seis para Brusque, com outros seis nos próximos dias. Nada, no entanto, está definido.


