Dois amigos de Nova Trento viveram as emoções de escalar a montanha mais alta da Região Sul do Brasil, o Pico Paraná. A aventura vivida por Deivid Júnior Venera e Ademilton Veneri ocorreu no sábado (11) e domingo (12)e foi registrada em fotos que dão a dimensão do prazer em escalar 1.877 metros, uma cadeia montanhosa do relevo brasileiro que se estende por aproximadamente 1.500 quilômetros ao longo do litoral leste/sul, indo desde o estado do Rio de Janeiro até o norte do estado de Santa Catarina.
O Pico Paraná é o ponto mais alto do Sul do Brasil com 1.877 metros de altitude, uma formação rochosa de granito, localizado próximo a Curitiba entre os municípios de Antonina e Campina Grande do Sul, no conjunto de serra chamado Ibitiraquire. A aventura dos neotrentinos começou às 14h51 (base) no dia 11 de agosto e a e retorno às 11h35 do dia seguinte, caminhando durante o dia e à noite, com uso de lanternas.
Segundo Deivid, "com certeza valeu todo o esforço, pois a visão é incrível, impossível descrever a sensação de estar em um lugar tão alto e tão lindo. Visão espetacular das montanhas vizinhas, tais pico Caratuva, pico Itapiroca, pico Camelo, e muitas outras montanhas", relatou o aventureiro que é agente funerário da SC Convênios de Brusque.
A trilha apresenta desafios, tais como paredão de grampos, trilha em mata e escaladas com caminhadas e seu tempo é, em média, de nove horas até o cume do Pico Paraná. A escalaminhada exige muito esforço físico, mas com toda certeza do mundo vale a pena o esforço dizem os dois neotrentinos. Esse esporte de escalaminhadas pelas florestas e montanhas é conhecido como trekking.



