Pela segunda rodada do grupo A da Copa do Mundo, o Brasil jogou contra o México na tarde desta terça-feira (17). E o empate sem gols em Fortaleza (CE) deixa a definição da vaga à próxima fase para a próxima partida, contra Camarões, na segunda-feira (23), em Brasília (DF). Mesmo assim, o Brasil lidera o grupo com quatro pontos ganhos.
A expectativa do público presente ao Castelão era a da conquista da vaga à próxima fase com certa tranquilidade. E apesar do primeiro tempo encerrar sem gols, a equipe brasileira pouco foi incomodada pelo time mexicano, a não ser em situações em que os meias chutavam de fora da área, sem direção.
Para o Brasil, dois momentos se destacaram, com Neymar e Paulinho. O camisa dez aproveitou cruzamento de Daniel Alves e cabeceou no canto direito do goleiro Ochoa, que se esticou para realizar a defesa. Já próximo ao intervalo, Neymar cobrou escanteio, Thiago Silva desviou de peito e Paulinho, livre de marcação, chutou em cima do goleiro.
No segundo tempo, as entradas de Bernard e Jô até que deram uma cara nova para a equipe, porém, os ataques esbarravam no goleiro Ochoa, que salvou ao menos outras duas boas chances brasileiras, com Neymar e Thiago Silva, em cabeceio após cobrança de falta. Já pelos lados dos mexicanos, a aposta foi nos chutes de fora da área, sem direção, ou que paravam nas mãos de Júlio César.
Independente do resultado do outro jogo do grupo, entre Croácia e Camarões, nesta quarta-feira (18), em Manaus (AM), a equipe brasileira segue na liderança da chave, pois tem o saldo de gols melhor que o dos mexicanos, e nem croatas ou camaroneses podem alcançar o time com uma vitória.
LDO



