Sociedade Bandeirante comemora 114 anos

Na última segunda-feira (16), um dos mais importantes clubes de Brusque e da região completou mais um ano de fundação. A Sociedade Esportiva Bandeirante, fundada em 16 de junho de 1900, chegou aos 114 anos, com uma nova diretoria à frente. O primeiro presidente da história foi Eduardo Von Buettner e, atualmente, tem Daniel Wehmuth no comando.
Em um resgate histórico, a primeira ata, de acordo com o site da sociedade, dizia o seguinte: "Reuniram-se, no dia de hoje, em casa de Christian Becker, um punhado de moços brusquenses, com finalidade de fundarem uma sociedade esportiva. A assembléia, solicitando aos senhores mais idosos, Eduard Von Buettner e Wilhelm Strecker, de assumirem o cargo de presidente e secretário, respectivamente é atendida. O quadro ativo é formado pelos senhores Jacob Frank, 1º instrutor, Augusto Luebke; tesoureiro, Otto Krieger; 2º secretário, Franz Haerbe; 2º instrutor, Arthur Von Buettner; zelador, Augusto Bruns Carl Gracher, Carl Appel, Ernest Goemann, Siegried Pieper, Oswald Von Buettner e Primo Diegoli. Não havendo outros assuntos a tratar, o presidente declara por encerrada a sessão. Assinado: Willhelm Strecker, 1º secretário".
Foi no ginásio da sociedade que começaram os Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC), em 1960, com Arthur Schlösser. O clube também participou de campeonatos nacionais, tanto no voleibol feminino, como no basquete masculino, que chegaram a disputar torneios conjuntamente em 2001.
Tradicional no tênis, o Bandeirante serviu de local de treinamentos para o hoje membro do hall da fama Gustavo Kuerten, ainda em início de carreira. Atualmente, o clube mantém a escola de tênis, que segue revelando nomes importantes no cenário catarinense, principalmente nas categorias de base.
Já nos eventos sociais, a SEB participou de diversos momentos históricos de Brusque, promovendo festas como o Baile do Hawaii, que não é mais realizado, além da tradicional Feijoada na Colina. Em 2013, o salão social do clube foi o local do baile que comemorou o centenário do Clube Atlético Carlos Renaux.
São 1.127 associados atualmente, somando praticamente 2.800 pessoas que utilizam de todas as dependências do clube dia-a-dia. Com toda a estrutura instalada no alto da colina, o Bandeirante seguirá pelos tempos espalhando sua visão de "Ser o clube referência do estado e reconhecido pela comunidade de Brusque e seus associados, como centro de excelência no desenvolvimento de Qualidade de Vida".


