O judoca brusquense Kauã da Silva lutou este final de semana na cidade de São José e faturou o título entre todas as escolas do estado de Santa Catarina durante os Jogos Escolares da Juventude. Após vencer as quatro lutas por ippon (pontuação máxima no Judô), ele se sagrou campeão na categoria meio leve -44kg. Kauã venceu os judocas de Videira, Imbituba, Curitibanos e a final de Florianópolis.
Com isso, nos dias 22, 23, 24 e 25 de novembro, o judoca estará na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, para a disputa do título brasileiro.
Os Jogos Escolares da Juventude têm por finalidade aumentar a participação de atividades esportivas em todas as instituições de ensino públicas e privadas do território nacional, bem como promover a ampla mobilização da juventude estudantil brasileira em torno do esporte. Os jogos escolares na fase nacional terão as disputas na faixa etária de idade de 12 a 14 anos. Paralelo a esta também haverá a de 15 a 17 anos.
No mês de junho, na cidade de Videira, na etapa estadual de 15 a 17 anos, Brusque teve outras duas medalhas de ouro no judô. Uma na categoria leve -66kg, com o judoca Matheus Felipe Massena, e outra na categoria meio médio, com Germano Bianchini.
O técnico da equipe brusquense, Alessandro Veber, ressalta que ao educar o jovem através da prática desportiva escolar cada vez mais se difunde e reforça a construção da cidadania e os ideais do movimento olímpico.
“Estes direcionados para a construção de um mundo melhor e mais pacífico, livre de qualquer tipo de discriminação e dentro do espírito de compreensão mútua, fraternidade, solidariedade, cultura da paz e fair-play(jogo limpo). Através das atividades desportivas, crianças e jovens constroem seus valores, seus conceitos, socializam-se e, principalmente, vivem as realidades”, frisa ele.



