Brusque inclusa em operação da Polícia Federal
Desde a manhã desta quinta-feira (12), aproximadamente sessenta policiais federais do cumprem mandados de prisão e de busca e apreensão, além de seqüestro de bens e arrecadação de valores. Trata-se da Operação Falcatrua. As ações estão concentradas nas regiões de Itajaí, Balneário Camboriú, Camboriú e Itapema. A quadrilha de golpistas está sendo investigada há seis meses pela Polícia Federal e aplicou golpes, inclusive, na cidade de Brusque.
O objetivo do bando era aplicar golpes na Previdência Social. De acordo com a Polícia Federal, a quadrilha abria contas bancárias em diversas instituições financeiras, com nomes falsos, pegava empréstimos, lesava instituições federais e fazia financiamentos em estabelecimentos privados, como grande redes de lojas. A estimativa inicial que a organização criminosa movimentava em torno de R$ 300 mil por mês com os golpes.
Ainda segundo a PF, pode haver indícios de que o líder da quadrilha atua neste segmento criminoso há aproximadamente 20 anos, o que é bem provável de que os prejuízos para as instituições públicas e privadas possam ser expressivos. Os investigados serão indiciados pelos crimes de estelionato, formação de quadrilha, ameaça e uso de documentos falsos, incluindo documentos públicos.
Os municípios onde foram aplicados os golpes da quadrilha são Brusque, Itajaí, Balneário Camboriú, Itapema, Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Gaspar, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Rio Negrinho, São Bento do Sul, Tubarão, Videira e Araranguá. A quadrilha também aplicou golpes nos estados do Paraná e Rio Grande do Sul.
FONTE: Polícia Federal e Jornal Diário do Litoral/Itajaí


