Motorista flagra viatura fazendo o que ele não podia e por isso foi notificado
A ida a um evento de som automotivo, que aconteceu no domingo, no pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof, não terminou bem para Alexandro Hoschprung (29), motorista e morador do bairro Dom Joaquim. Ele teve o veículo guinchado e recebeu uma notificação por ter estacionado em local onde não deveria, junto à Praça Augusta Hoffmann, às margens da rodovia Antonio Heil. Pelo menos foi a alegação da Policia Militar e da Guarda Municipal de Trânsito (GTB), alega ele.
O detalhe é que no local não qualquer tipo de sinalização que indique ser ali um ponto proibido para estacionar. Ele conseguiu argumentar para que o carro não fosse levado pelo guincho, mas recebeu a notificação. "Teve muitos carros que foram guinchados ali. Foi alegado que ali era proibido estacionar. Meu carro não tava estacionado na via de rolamento", alegou ele. Para provar que não há qualquer tipo de sinalização que diga ser ali proibido estacionar, Alexsandro registrou várias imagens de pontos diferentes naquele trecho.
Mas a indignação maior aconteceu no dia seguinte, segunda-feira (9). Ao passar pelo local, ele percebeu uma viatura da GTB estacionada no mesmo ponto. E mais, na contramão. Foi o suficiente para registrar passo a passo e se questionar: "Quer dizer que nós não podemos e eles podem? Porque essa diferença?", indagou. As imagens mostram um Fiat Uno da Guarda de Trânsito parado junto à praça, no sentido contrário aos veículos que trafegam pela rodovia Antonio Heil. O agente está próximo, orientando o trânsito.
Procurado pela reportagem, o coordenador da Guarda Municipal de Trânsito, Marcelo Perrone, reconheceu a falha do agente que estacionou o veículo no local onde Alexsandro foi notificado e ainda na contramão. "Já chamamos os agentes aqui e chamamos também a atenção deles perante a isso. A viatura não precisaria estar parada de frente na contramão. Poderia estar estacionada no sentido correto e também possui cones que poderiam ter sido usados na sinalização", justificou.
Sobre a notificação dada ao motorista, ele também reconheceu a falta de sinalização no local que proíba o estacionamento e disse que a GTB esteve no local a pedido da Polícia Militar, para dar apoio à operação.
A reportagem também fez contato com o setor de trânsito da PM. O tenente Fraga disse que precisaria analisar e ter acesso as imagens feitas pelo motorista para poder dar uma versão sobre o porque de os policiais terem notificado o veículo sem a devida sinalização. Porém, não foi possível encaminhar o material por e-mail para que ele pudesse verificar, devido a problemas de ordem técnica.
Entretanto, Fraga adiantou que, dependendo do caso, não há necessidade de se ter sinalização, como placa e meio-fio pintados. "Algumas infrações, elas independem de haver ou não sinalização, porque elas estão implícitas. Agora, se for estacionar em algum local que for permitida a parada, daí tem que haver sinalização", frisou.
Alexsandro disse que vai recorrer.


