Pelo menos duas semanas é o tempo que as equipes de limpeza da secretaria de Obras da Prefeitura de Brusque vão levar para concluir a recuperação, incluindo ai limpeza e recuperação, da Beira Rio por causa dos problemas causados pela chuva do final de semana. Ação que já começou a ser executada assim que o nível do Rio Itajaí Mirim retomou o leito.
A afirmação é do secretário municipal de Obras, Gilmar Vilamoski. Segundo ele, as equipes de apoio da pasta estavam preparadas para dar suporte aos trabalhos durante a ameaça de cheias e isso facilita o trabalho de recuperação rápido. Provocou o fechamento da Beira Rio durante praticamente doze horas. O importante é que conseguimos em um curto espaço de tempo dar resposta à sociedade. O trabalho continua nesta segunda-feira, inclusive no terceiro turno, na terça e ao longo da semana. Creio que em duas ou três semanas tudo voltará ao normal, destacou.
Pára o sargento Evandro de Mello do Amaral, diretor da Defesa Civil, o trabalho de vistorias e orientação desencadeado pelo órgão foi decisivo para evitar que problemas anteriormente corriqueiros, como grandes deslizamentos de terra, acabaram surtindo efeito. A importância de se instalar uma simples calha no telhado para que a água não caia no talude ou aquelas que pessoas que moram em encostas que fazem a drenagem das mesmas, disse ele, afirmando que cerca de 80% dos problemas de deslizamentos ocorrem pela falta de ações de drenagem nesses locais.
A chuva que caiu e provocou alagamento na Beira Rio interditou a via para o tráfego de veículos e pessoas. Nesse sentido, equipes da Guarda de Trânsito (GTB) tiveram de ser deslocadas em pontos estratégicos para poder orientar os motoristas quanto aos riscos e os melhores trajetos a se seguir.
Tentamos sinalizar ao máximo possível e pedimos para que as pessoas tenham cuidado ao passar por locais como a Beira Rio, pois ainda existe muito barro. Vai estar sinalizada, mas o cuidado nunca é demais, frisou o secretário de Trânsito e Mobilidade, Paulo Sestrem.
A via foi liberada para o tráfego às 17h desta segunda-feira.
De acordo com o diretor da Defesa Civil, Evandro de Mello do Amaral, não há previsão de chuvas para os próximos dias e tudo deve voltara se normalizar a partir desta noite. O volume de chuva que caiu , segundo ele, de sexta-feira até sábado, foi maior que de dois meses.




