Pontualmente, às 8h, ocorreu a largada da Meia Maratona Caixa de Brusque, na manhã deste domingo (24), na Arena Multiuso, no Centro. Os atletas iniciaram a corrida, sendo que era possível escolher entre três percursos, 5, 10 e 21 quilômetros.
Após 18 minutos e segundos de prova, alguns dos corredores foram chegando pelos primeiros quilômetros. No entanto, a prova principal era a de 21 quilômetros e tornou-se a mais aguardada. Porém, os familiares e amigos não esperaram muito, já que o primeiro, categoria masculino, finalizou a prova com 1h06min, e na categoria feminina, a primeira colocada chegou após 1h21min do início da competição.
Segundo a organização da prova, nesta edição foram mais de mil inscritos. Competidores de várias idades, cidades e estados do Brasil competiram na manhã deste domingo.
21 KM
A primeira colocada na prova principal foi a atleta Simone Ponte Ferraz (26), com término da prova em 1h21min. Ela que iniciou o esporte aos 10 anos, mas profissionalmente, aos 16. “No primeiro dia, eu corri 15 voltas na pista, o que representa seis quilômetros. E aí eu fui treinando, e hoje estou aí, fazendo até maratona e iniciando os treinamentos de 42 km”, conta.
Ela é tetracampeã dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC) pelas provas de 1,5 km e 3 km com obstáculos. Por Brusque, ela que é natural de Jaraguá do Sul (SC), já competiu pela segunda vez, sendo a campeã no ano passado. Em 2016, mais precisamente em junho, ela ficou na quinta colocação do Troféu Brasil de Atletismo, na prova de 3 km com obstáculos. “Fiz a minha melhor marca, 10min42s, e bati o recorde absoluto de Santa Catarina, que duravam 13 anos. Então, eu já estou a fazer história representando a cidade de Brusque”, destaca.
O primeiro colocado na categoria masculino foi Matheus Soares Trindade (32), em 1h06min. Ele é natural de Curitiba (PR) e é a segunda vez que corre em terras brusquenses. A primeira vez foi ano passado, quando ele também foi campeão. “Foi melhor, eu achei, inclusive baixei meu tempo. Dentro do que eu queria, já que vou começar a me preparar para a maratona de Porto Alegre (RS), então foi um bom tempo na prova”, avalia.
Trindade começou a correr aos 12 anos e já foi bicampeão na maratona em Punta del Este, no Uruguai, e dois anos seguidos como vice-campeão na Disney, nos Estados Unidos. “Eu acho que o feito que eu consegui neste ano foi ter feito o índice olímpico na maratona, que não é para qualquer um, então fiquei muito feliz com o resultado”, enfatiza.
Confira a classificação dos 21 km:
Feminino:
1º Simone Ponte Ferraz
2º Lucia Aparecida Pinto
3º Ana Paula de Matos
4º Inalva Lilian Andrade Loes
5º Fabiana Besen
Masculino:
1º Matheus Soares Trindade
2º Adilson Alves
3º Carlos Alexandre de Moura
4º Thiago Gracioli
5º Jonas dos Santos



