Segurança pública motivou reunião
Na manhã de hoje (18), uma reunião entre membros da secretaria de Estado da Segurança Pública e representantes de entidades de classe, mais a secretária Regional Sandra Eccel, serviu para que fosse discutida a situação da segurança em Brusque. Os empresários, liderados pelo presidente da Associação Empresarial (AciBr), Nelson Zen Filho, colocaram em pauta a atenção que a comunidade espera em relação ao trabalho policial preventivo, que na visão deles precisa ser ampliada.
Os problemas que começaram a surgir com a superlotação da cadeia pública e a falta de efetivo nos contingentes policiais, principalmente na Polícia Civil, também foram destacados.
O diretor de Policia Civil no Litoral, Marcio Colato, concordou que o número de policiais para o município é pequeno. Ele explicou que não foi possível formar 300 policiais, conforme o inicialmente previsto. Somente 148 agentes e 50 delegados foram formados na Academia de Polícia Civil (Acadepol).
Colato afirma que no edital do concurso para formação de policiais civis, somente 35% ficariam para a região do litoral, onde existem dez delegacias regionais; 10% para a Grande Florianópolis; e 55% para o interior.
Assim, restaram apenas 56 policiais para serem distribuídos em toda a região de Brusque. Em média, ficariam cinco policiais para cada cidade. Mas, como alguns municípios têm índices de criminalidade mais alto, delegacias de outros municípios foram beneficiadas com mais policiais.
Marcio Colato anunciou na reunião que, a partir de hoje (18), estão sendo feitos contatos com policiais para que trabalhem “no litoral”. Com isso, acredita, poderiam vir para Brusque de seis a oito novos agentes. “Pelo menos até que outra turma se forme”. Segundo ele, a formação de novos policias demora aproximadamente oito meses.
No encontro foram anunciados três policiais para Brusque, sendo dois agentes e um delegado, que vem para chefiar a Delegacia de Proteção à Mulher. Criança e Adolescente.
Participaram da reunião membros da Associação Empresarial, Câmara de Dirigentes Lojistas, Associação das Micro e Pequenas Empresas e Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista, além da secretária Regional Sandra Eccel, o delgado regional Francisco Ari Plantes dos Anjos e o diretor de Policia Civil no Litoral, Marcio Luiz Colato.



