Companhia dos Indestrutíveis na Fenajeep

A edição deste ano da Festa Nacional do Jeep será realizada de 18 a 22 de junho. O evento busca novidades todos os anos e neste não será diferente. O diretor da comissão organizadora do evento, Ivo Heinig Junior, esteve em uma reunião, na cidade de Palhoça, com a Companhia dos Indestrutíveis, responsável pela exposição de veículos militares antigos.
A entidade iniciou suas atividades com um grupo de jipeiros e proprietários de veículos 4x4 que passaram a se interessar em leilões para adquirirem viaturas e utilizaram o uso. Os membros perceberam com o tempo que estavam preservando a história da militaria e do exercito brasileiro e assim, do próprio país.
Segundo o presidente da entidade, Jefferson Luis Kravchychyn, atualmente, com as restaurações o clube tem o maior acervo da América Latina. "Temos aqui o maior museu da América Latina em militaria. Temos peças, uniformes e tudo que diz respeito do funcionamento de uma unidade militar, com o regate histórico do nosso glorioso Exército. O povo que não tem passado, não tem futuro. O passado das forças armadas é de muita gloria, e fez com o que tivéssemos esse Brasil com dimensão continental. Temos diversos espanhóis no entorno do Brasil, e é o maior país da América do Sul, e se manteve devido às Forças Armadas e nós resgatamos toda essa história".
Jefferson diz que a entidade é também de utilidade publica e nas catástrofes que abateram o estado, o clube participou ativamente, como no Morro do Baú, Itajaí e Palhoça. "Nós temos uma capacidade de mobilização muito rápida, porque não temos a burocracia, temos nos dedicado ao serviço de utilidade pública, as viaturas tem condições de ir a locais onde as viaturas do corpo de bombeiros não têm, e somente o exército brasileiro tem esse tipo de veículos para locais inatingíveis. Quando sabemos de uma catástrofe, vamos aos locais sem qualquer chamamento e fazemos esse atendimento a nossa população. Devolvemos a nossa sociedade tudo aquilo que ela nos deu".
Ele diz que nos deslocamentos das viaturas que são caracterizadas como militares existe uma vontade do povo em ver esses veículos. A as exposições que o clube tem levado para a Fenajeep a população tem a oportunidade de ver algo visto apenas em fotografias e sentir o que é o Exército Brasileiro. "Nosso acervo está sendo ampliado e queremos ir, a pedido do diretor da Fenajeep, com viaturas diferentes. Todas nossas viaturas não são mais utilizadas pelo Exército Brasileiro. Levaremos caminhões oficina, caminhão caçamba de cinco toneladas, jipes que existem poucos no mundo".


