Professores paralisam atividades
A Coordenadora do Sinte/SC, Joaninha de Oliveira, confirmou ontem (15) que os professores da rede pública estadual estarão participando de uma mobilização nacional nessa terça-feira (16 ). A paralisação é para defender o pagamento do piso nacional do magistério. Segundo Joaninha, a mobilização atingirá cinco regiões de Santa Catarina.
Em Brusque, a rede pública estadual não acompanha a mobilização. As aulas acontecem normalmente nessa terça-feira (16). Não foi possível obter mais detalhes sobre o movimento em Brusque. Os contatos tentados com Agenor Leal, responsável pelo Sinte na região, não tiveram êxito.
O piso nacional do magistério foi instituído através de lei Federal em julho de 2008, concedendo aos professores o mínimo de R$ 1.312,85 como vencimento básico. O governo de Santa Catarina, assim como outros Estados, não acatou a lei e desconsidera o direito legal dos professores.
Em Itajaí, o Dia Nacional de Paralisação começa às 13 horas no Museu de Itajaí (rua Hercílio Luz/igreja matriz). Lá, a paralisação é para ser nos três períodos. Os professores estarão reforçando a implantação do piso salarial nacional respeitando o plano de carreira; eles são contra as salas superlotadas e o fechamento de turmas; pedem respeito aos professores Acts e concurso público; são contra a terceirização das serventes e merendeiras, a municipalização do ensino fundamental; e a privatização das cantinas escolares.

