Um projeto que reúne diversas oficinas tem buscado aproximar as famílias do trabalho realizado na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Brusque. Nesta sexta-feira (15), a oficina realizada foi de contação de histórias, com a presença dos pais dentro da sala de aula, no Instituto Santa Inês. O projeto se chama "De mãos dadas: APAE e família".
A primeira oficina teve como objetivo os alunos e as famílias fabricarem cupcakes, e assim segue, sempre com situações que podem ser desenvolvidas pelos pais também em suas casas, ampliando o que é trabalhado pelas professoras ao longo da semana. Essa aproximação com as famílias forma um elo importante no trabalho com as crianças.
Segundo a coordenadora pedagógica do instituto, Anelyn Pinheiro, esse projeto tem conseguido uma situação que era uma demanda junto aos alunos. Para ela, trazer a família dentro da instituição é importante para a troca de conteúdo, pois os professores também podem identificar aspectos individuais de cada criança a partir de oficinas como estas.
Uma das envolvidas no projeto é a professora Fernanda Torresani. Ela comenta a contação de histórias gera interesse das crianças, muito por conta desse trabalho com a imaginação. Aspectos importantes para o desenvolvimento da criança como a linguagem, a criatividade e a iniciativa são reforçados neste dia.
O principal dessas oficinas é envolver a criança na prática das oficinas, seja na manipulação de alimentos, na participação dentro das histórias. Tanto a família como a equipe que trabalha com as crianças em sala são destacadas como mediadores do desenvolvimento de cada um daqueles que passam pela instituição.



