O Ministério do Turismo divulgou o Mapa do Turismo Brasileiro, que faz parte do Programa de Regionalização do Turismo. E com alguns dados oficiais, 2175 municípios receberam uma classificação, que auxiliará na busca por recursos. A cidade de Brusque foi incluída na categoria C dessas regiões turísticas.
Essa categorização foi elaborada pelo Ministério do Turismo para identificar o desempenho da economia do setor de turismo nos municípios. E para avaliar cada uma das cidades, quatro dados foram utilizados pela equipe que fez os levantamentos:
- Número de ocupações formais no setor de hospedagem;
- Número de estabelecimentos formais no setor de hospedagem;
- Estimativa do fluxo turístico doméstico;
- Estimativa do fluxo turístico internacional.
Dentro dos números levantados nesses quatro aspectos, cada cidade foi incluída em uma categoria, que vai do A ao E. E na região turística do Vale Europeu, Brusque foi inserida na categoria C, junto de Gaspar e Pomerode. Em Santa Catarina, 29 municípios foram incluídos nesta categoria.
Já na categoria A, apenas três municípios foram apontados no Estado. Balneário Camboriú, Bombinhas e Florianópolis receberam o índice. Essa categorização serve para otimizar a distribuição dos recursos públicos, além de orientar a elaboração de políticas específicas de turismo para cada categoria do mapa.
A categorização não restringe o apoio dado pelo ministério aos municípios de categorias menores, mas auxilia a criar ações para que o apoio e implementação do turismo nesses municípios seja ampliado.




