A tendência de maquiagem para este inverno continua com os olhos e boca marcados. A novidade, no entanto, são os batons de cores roxa e preta, assim como o delineado duplo.
Por muito tempo, a boca e os olhos não ficavam destacados juntos, apenas separados. Mas, assim como as tendências mudam, essa regra também foi alterada. Hoje em dia, a maquiagem bem feita tem os famosos “bocão e olhão”, e ainda com um acréscimo, na visão da maquiadora Eli Alves de Lima, a Lili: uma pele perfeita. “Claro que para uma pele perfeita tem que estar limpa e tonificada”, avalia. Ela ainda aconselha o uso de um primer – produto que prepara a pele antes da maquiagem, muitas vezes à base de cera, polímeros e silicones.
Lili ainda destaca que a tendência do inverno deste ano é um olho bem esfumado, mas não com a sombra marcada. O típico truque para o olho não ficar marcado é usar sombras em dégradé, sempre esfumando. “E um batom escuro. As cores mais usadas agora são roxo, bordô, preto e o nude, que nunca sai de moda, mas o roxo ainda é o mais usado”, comenta.
PRECISA COMBINAR?
Dá para combinar, mas não é obrigatório. Além disso, segundo a profissional, tem que haver cuidados na hora de combinar a maquiagem com algum acessório ou roupa. “Eu já vi muitas pessoas com uma blusa pink e uma sombra da mesma cor, não fica legal, por mais que a maquiagem esteja bem feita, a blusa vai chamar mais atenção. Dá para combinar, mas o aconselhável é não fazer com a mesma tonalidade”, opina.
DELINEADO
Uma das tendências deste inverno é justamente o delineado duplo, que é basicamente o delineado gatinho duas vezes, um rente aos cílios e outro um pouco acima. Algumas pessoas preferem com o material tradicional, outras apostam no glitter, na sombra e até batom líquido para fazer o segundo delineado. Tudo depende de cada uma.
Apesar disso, Lili conta que o delineado gatinho ainda é o preferido. Ela ensina que existem algumas técnicas para, ao menos, começar a fazê-lo. “Dá para colocar a fita rente aos cílios inferiores e a sobrancelha, e vai passando a caneta, o lápis, ou até o delineador em gel que a pessoa tiver ali”, explica. Quanto mais prática melhor.
OLHOS
Existem algumas pessoas que têm os olhos maiores, outras menores. O segredo para a maquiagem nesses casos é justamente onde se passa o lápis. A maquiadora esclarece que, para dar a impressão de aumentar, é necessário passar o lápis branco na linha d’água, e, em seguida, passar o lápis de cor preta por fora dos olhos, rente aos cílios.
Por outro lado, quem quer dar impressão de olhos menores, precisa apenas passar o lápis preto em cima do branco, na linha d’água.
Outra preocupação na hora da maquiagem são as olheiras. “Tem as bolsas, que as pessoas comentam, e o bigode chinês, também. Aí o mais adequado é passar o corretivo amarelo, em triângulo. Após isso, passa uma esponjinha, chamada de queijinho, que é comprada em qualquer loja de cosméticos, e também uma base, mas sem esfregar no rosto”, acrescenta.
E O BLUSH?
Antes de tudo, ela explica que é preciso fazer o contorno, que normalmente pode ser realizado com três produtos: a base, um bronzer e um iluminador. A base, por sua vez, tem que ter uma do mesmo tom da pele e outra – que será usada para o contorno – com três tons mais escuros que a pele. Ela é aplicada com um pincel de base.
O bronzer em pó não deve ter brilho e, além de reforçar o contorno, deixa mais natural o acabamento. Ele também pode ser encontrado como blush terra ou bronze. Pode ser aplicado com pincel de blush ou contorno.
Já o iluminador é líquido e serve para justamente destacar alguns pontos do rosto, além de dar um aspecto de leveza e saúde. Também pode ser aplicado com pincel de corretivo.
“O blush tem que esfumar bastante, para que não fique marcado, como uma chinelada no rosto”, brinca.



