Foi apresentado, na tarde desta quarta-feira (28), o novo secretário de Saúde de Botuverá. O fato ocorreu na Câmara de Vereadores do município. Agora, quem responde pela pasta é o mestre em sistema de gestão e saúde do trabalho e família, Sidney Brizolla.
Brizolla já passou pelas prefeituras de Ilhota e Brusque e, segundo ele, já conhecia a situação da saúde de Botuverá por participar do Encontro Regional de Intergestores (CIRs), em Blumenau, onde participava como diretor de saúde de Brusque. Então, tu consegues ter uma base do que você precisa para tratar no município, comenta.
O novo secretário conta que antes de tomar posse analisou as estatísticas da cidade através do Sistema de Informação da Atenção Básica (Siab). Fui ver quanto que é o total de população, quanto que eu tenho de idosos, gestantes e crianças. Em cima disso, vou fazer meu planejamento de saúde, explica.
A primeira coisa a ser melhorada, de acordo com o novo servidor, é a demanda reprimida de exames ultrassons, mamografias, entre outros exames. Se eu não me engano, são 153 ultrassons que nós vamos pactuar com a Carreta da Saúde para fazer todas. Nós tínhamos 54 mamografias, e que vamos fazer 10 em Brusque, com isso já diminuí. Cerca de 30 dessas mamografias serão feitas através da Carreta.
Carreta da Saúde
Ele explica que a Carreta da Saúde é uma Organização Não-Governamental, com parceira com os Estados Unidos (EUA), que será usada para ajudar no controle social em cidades como a de Botuverá. Por exemplo, o município que é desfavorecido pela localização. Que não tem um especialista de neurologia, ou cardiologia, cirurgião cardíaco".
Cada Carreta são quatro tem uma especialidade. "Primeiramente, a gente quer compactuar toda a demanda com a Carreta. O preço, através desse novo meio, também é mais barato.



