Comunidade poderá votar pela internet

Com apenas alguns cliques, os brusquenses podem ajudar a decidir qual é a obra prioritária para seus bairros. A participação da comunidade no Orçamento Participativo por meio da internet é uma das novidades do programa, que neste ano também conta com cerca de cem urnas espalhadas por diferentes localidades da cidade para que a população possa votar e escolher quais serão as prioridades na aplicação dos recursos do município.
O objetivo das alterações, segundo a secretária de Governo e Gestão Estratégica, Patrícia Freitas, é ampliar as possibilidades de participação popular no processo, garantindo que cada vez mais pessoas tenham a chance de manifestar suas opiniões. Para isso, as tradicionais reuniões realizadas nos bairros da cidade recebem o reforço dos debates online e também das urnas de votação distribuídas em escolas, creches e unidades básicas de saúde.
Patrícia acrescenta que a nova metodologia foi pensada para garantir a maior participação das pessoas. Antes, a oportunidade de discutir eram apenas as reuniões nos bairros. Agora se tornou mais fácil, pois quando os pais vão levar o filho na escola, por exemplo, já poderão votar. Ou ainda, se estiverem em casa acessando a internet também vão poder dar sua opinião e participar, detalha a secretária.
O formulário online já registrou quase 400 votos da comunidade e permanece aberto para que os moradores possam participar. O documento pode ser acessado no site da Prefeitura de Brusque (www.brusque.sc.gov.br) no topo da página.
Conheça as etapas do OP
1ª etapa Votação online e nas urnas
2ª etapa - Assembleias regionais - segunda etapa
3ª etapa Caravanas
4ª etapa Assembleia municipal


