Entre as principais atrações do Brusque Motorcycle, as manobras de radicais de Freestyle e weeling foram um show à parte no sábado, 24, terceiro dia do Encontro Sulamericano de Motociclistas. Na arquibancada, o público não arrastou o até que a última apresentação, já na segunda bateria, já com a chegada da noite, acontecesse.
Dois grupos de pilotos se revezaram nas exibições. Das manobras em chão firme até os saltos que arrancavam suspiros de euforia de quem assistia. Não são competições. O espaço serve para que os pilotos participem e mostrem tudo o que sabem ao público em cima de uma moto, conta Rafael Walendovsky, da organização do Brusque Motorcycle.
O som de um estouro chama atenção de quem está desatento ou fora do espaço onde ocorrem as manobras. Os olhos surpresos da platéia se alvoroçam com as chamas que saltam da própria motocicleta. Mas quando o piloto salta dela e a deixa rodopiar por várias vezes sozinha no piso, palmas e gritos. Um verdadeiro espetáculo.
Em uma delas, o piloto Samuel Corteski, 33 anos, fica sobre a moto, em pé, ao mesmo tempo que ela gira 380 graus. A manobra, assim como a maioria delas ali, é arriscada. Requer muito treinamento e preparo. Hoje a gente se considera preparado, afinal, são muitos anos de treinamento e dedicação. Já adquirimos um no hal que nos permite falar que é fácil de fazer, relata o piloto.
Corteski é integrante de uma equipe que possui outros oito pilotos. O grupo surgiu em 1991 e ele começou a participar das manobras e shows radicais em 1996.
Outra atração que levou e sempre leva o público do Brusque Motorcycle ao delírio são os saltos de weeling. Nele, uma rampa é montada no espaço e os pilotos saltam, sobre elas a uma distância de, aproximadamente, 20 metros.
Esta se mostra um pouco mais arriscada, pois o piloto precisa. Além de saltar, diminuir a velocidade em tempo de frear a moto e não se chocar contra a proteção ao final, quando toca novamente o chão.
Nesta, o piloto brusquense Pablo Ristow é um dos que participa sempre. Espetáculo que, mais uma vez, levantou o público presente na noite de sábado, quando aconteceram as apresentações.
As apresentações de Freestyle e weeling seguem neste domingo, no período da tarde, quando acontecem as baterias finais.
O Brusque Motorcycle Encontro Sulamerciano de Motociclistas ocorre no Pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof (Fenarreco). O ingresso custa R$ 7.