No final do mês passado, a Unimed de Brusque começou um projeto na Escola de Educação Básica Francisco Araújo Brusque, no Bairro São Luiz, que visa compartilhar orientações sobre qualidade de vida, prevenção da gravidez na adolescência e os riscos das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) através do projeto Viver Bem na Escola.
Com foco nas estudantes de 12 a 16 anos, a equipe do programa teve capacitações desde outubro de 2015 para poder auxiliar as adolescentes. De acordo com a assistente social e responsável pela área de Responsabilidade Social da Unimed Brusque, Camile Rebeca Bruns, as capacitações passaram por vários profissionais, como enfermeiras e médicos ginecologistas. “Para estar orientando elas sobre todas essas fases da adolescência, relacionadas a questão da saúde da menina, sexualidade, temas que são de curiosidade, mas que são importantes para as meninas”, explica.
O Projeto Viver Bem Na Escola, da Unimed Brusque, busca proporcionar aos estudantes aprendizagens significativas, que sejam incorporadas na rotina da escola e familiar, por meio de uma postura investigativa e curiosa frente aos fatos. Ele nasceu devido ao grande número de adolescentes grávidas em escolas brusquenses. “Estamos atendendo as meninas da escola Araújo Brusque, mas a hora que atendermos todas as salas, queremos levar essa proposta para outras escolas também", afirma Camile.
Outros temas a serem trabalhados em todo projeto são a qualidade de vida, alimentação saudável e prevenção de acidentes.



