Desde 2013 foi incorporado ao calendário vacinal a imunização contra o vírus do papiloma humano, o HPV. Porém, em Brusque a procura ainda é baixa. Este ano foram vacinadas 348 meninas, com idades entre nove e 13 anos, quando o objetivo da Secretaria de Saúde é imunizar 2.130 crianças.
O HPV é uma infecção sexualmente transmissível, principal causador do desenvolvimento do câncer de colo de útero. Para a imunização ser efetivada por completo, é necessário que a pessoa receba duas doses. Vale lembrar que a segunda delas deve ser feita seis meses após a primeira.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Natália de Andrade Cabral Marchi, destaca a importância da vacinação. “A vacinação contra o vírus HPV está prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente e diminui 97% das chances na contração do vírus”.
Natália afirma, ainda, que a vacina não causa nenhum efeito colateral. Para receber a vacina basta ir até a unidade básica de saúde mais próxima. “É necessário que a menina esteja acompanhada de um responsável legal e apresente o Cartão Nacional do SUS e a carteira de vacinação.



