A Fundação Municipal de Esportes lançou o edital para concessão de bolsas para treinadores, cujas inscrições iniciaram na última terça-feira (17). A previsão é beneficiar 25 treinadores que atuam em diferentes modalidades e níveis de competições em um montante de R$ 28.000,00 mensais.
De acordo com Olavo Larangeira Telles da Silva, superintendente da FME, essa contratação dos treinadores era algo que se buscava a algum tempo, possível apenas com a recente alteração da lei do Bolsa Atleta. Como o edital é público, qualquer treinador que já esteja na cidade ou que queira trabalhar nas modalidades de Brusque.
O Bolsa Técnico é dividido em quatro categorias diferentes: JASC/Internacional (2 vagas), Joguinhos/Parajasc/Nacional (4 vagas), Olesc/JESC/Estadual (6 vagas) e Talento Esportivo (12 vagas). O profissional será encaixado em cada uma dessas modalidades de acordo com o que for apresentado de histórico, levando em conta principalmente o ano de 2017.
Olavo também lembrou do Bolsa Atleta e dos convênios com as modalidades esportivas, que junto do Bolsa Técnico formam o tripé para o repasse às modalidades de Brusque. O edital para os atletas e o edital de convênios serão lançados posteriormente, pois o dos técnicos foi mais urgente nesse momento.
Um dos principais pontos que não só no edital de técnicos, mas também futuramente para atletas e convênios (cada um com suas peculiaridades) é o desempenho em competições da Fesporte. Nesse tipo de competição é que o nome da cidade é evidenciado, não só o da associação ou equipe.
As bolsas terão validade até o mês de dezembro, e poderão ser prorrogadas por mais seis meses. As inscrições vão até o dia 31 de julho, e o resultado final será divulgado no dia 10 de agosto.