O Fórum Sindical de Trabalhadores de Brusque e região esteve reunido na manhã de quinta-feira (22), em mais um encontro ordinário. Desta vez, a reunião aconteceu em Guabiruba, na sede recreativa do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos (Sintimmmeb), e contou com a presença da secretária de saúde de Guabiruba, Stela Maris Maccarini Fischer.
A reunião serviu para que as entidades sindicais, cuja maioria tem base naquele município, apresentassem à secretária o que é o Fórum e dessem início a parcerias no setor de saúde, aos moldes do que existe em Brusque. No mês passado, os sindicalistas já haviam se reunido com o prefeito da cidade, Matias Kohler. Trata-se do início de uma nova forma de atuação do Fórum, de ser regional.
No encontro de quinta-feira, os sindicalistas falaram sobre os atendimentos que realizam no setor de saúde em suas entidades. Relataram a parceria de convênios para exames e outros procedimentos com a secretaria municipal de Saúde de Brusque, ação pela qual as entidades servem de porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), o que desafoga as unidades básicas de saúde do município. A intenção é atuar de forma semelhante também em Guabiruba.
Foi uma primeira conversa. Vamos ampliar essa discussão e vejo que ela é importante, sem dúvida, pois os sindicatos atendem uma grande demanda e que, muitos, são pacientes do próprio sistema de saúde do município, frisou a secretária da Saúde.
Para o secretário-geral do Fórum Sindical de Trabalhadores de Brusque e região, Jean Dalmolin, do Sindmestre, e que coordenou o encontro, a reunião foi bastante positiva e serviu para dar início a um diálogo e a possível construção de uma parceria mais forte entre as entidades sindicais e o poder público guabirubense. Especialmente no setor de saúde.



