Documentário será exibido quinta-feira
O documentário Sem Palavras, dirigido pela jornalista brusquense Kátia Klock e que será exibido em Brusque e Guabiruba na quinta-feira (4), aborda o silêncio imposto aos alemães e aos seus descendentes em Santa Catarina durante a Segunda Guerra Mundial.
A circulação do média-metragem integra a mostra Diálogos em Cena, que está percorrendo nove cidades catarinenses durante esta semana com sessões de curtas, médias e longas-metragens alemães e brasileiros.
As exibições marcam também o início da distribuição gratuita para bibliotecas e instituições de ensino e de cultura de mil cópias em DVD do documentário legendado em alemão, inglês e espanhol.
A maioria dos entrevistados de Sem Palavras era criança durante a Segunda Guerra e todos são descendentes de alemães. Com uma pesquisa do período histórico, o documentário agrega fotografias e arquivos sonoros, e reconstitui o ambiente dramático de época.
As encenações foram realizadas com não-atores descendentes de famílias alemãs de Blumenau. As composições da trilha sonora são do maestro Edino Krieger, que cedeu algumas obras para o filme.


