Atendimento psicopedagógico para diminuir o índice de reprovação

A Supervisão de Educação Básica e Profissional da Gerência de Educação da Secretaria Regional de Brusque, focada na tarefa de reduzir o índice de reprovação nas escolas dos atuais 12% para 5%, vem prestando um intenso atendimento psicopedagógico nas unidades escolares. “O nível de dificuldades das escolas públicas estaduais atingiu, com esse trabalho, 70% de aproveitamento em prol da aprovação dos alunos atendidos”, ressalta Arlete Brunning Battisti Archer, psicopedagoga e Técnica de Ensino da SDR Brusque.
 
Após serem localizadas e identificadas as dificuldades de aprendizagem e transtorno, os alunos são encaminhados a profissionais especializados, como neuropediatras, psicólogos e fonoaudiólogos, entre outros. Para a Supervisora Solange Zancanaro, estes atendimentos, diante do fato das famílias estarem cada vez mais distantes da realidade escolar de suas crianças, “têm sido um apoio muito importante para os professores”.
 
Complementando as ações nos ambientes escolares, a Supervisão ainda ministra palestras de orientações aos pais para o encaminhamento das crianças, adolescentes e jovens às escolas do ensino fundamental ao médio. Já foram realizados 54 encontros com pais e responsáveis nas cidades de Brusque, Botuverá, Tijucas, São João Batista, Canelinha e Nova Trento. Das 30 unidades escolares da SDR Brusque, 18 receberam as profissionais da Supervisão de Educação Básica e Profissional.