Na manhã desta segunda-feira (4), a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) realizou em Brusque a audiência pública do orçamento regionalizado. O encontro discute as três prioridades para o ano de 2017 nas 12 obras já eleitas dentro do Plano Plurianual (PPA), que vigora entre os anos de 2016 e 2019. A audiência é promovida pela Comissão de Finanças e Tributação, em conjunto com a Coordenadoria do Orçamento Estadual.
O coordenador do orçamento na Alesc, deputado Doia Guglielmi, salientou a importância da participação não só da comunidade política, mas da população em si para decidir o que é importante para cada uma das localidades.Uma das novidades para o encontro deste ano é que o orçamento para 2017 deve ser impositivo, situação discutida em projeto de lei que será votado em breve na assembleia. Ou seja, as prioridades eleitas terão de ser, obrigatoriamente, executadas pelo governo do estado, como decidido nas audiências.
Entre as prioridades da região, situações como reforma e obras em escolas, como a Osvaldo Reis (Brusque) e a João Boos (Guabiruba), além da construção da terceira pista na rodovia que liga a São João Batista e, também, a melhoria no trecho entre Botuverá e Vidal Ramos estão presentes na discussão.
Para o secretário-executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de Brusque, Ewaldo Ristow Filho, essas audiências são importantes justamente pelo âmbito macro da discussão. Ou seja, obras que nem sempre os municípios poderiam arcar em sua totalidade, ganham um apoio para que elas aconteçam.
As prioridades eleitas no encontro
Pavimentação da SC-486 no trecho de Botuverá a Vidal Ramos
Terceira pista da Rodovia Gentil Batistti Archer (Brusque-Nova Trento)
Reforma e manutenção de escolas da regional Brusque




