Depois de algumas semanas sem resposta em torno do estacionamento de veículos na quadra e também no gramado aos fundos da Policlínica, na Praça da Cidadania, a reportagem da Rádio Cidade apurou o motivo do local ser ocupado de tal maneira. Um muro está em fase de levantamento para transformar o local em uma ampliação do estacionamento.
Porém, a mudança de uma praça esportiva em uma região central da cidade para um estacionamento de um órgão oficial tem uma explicação. Um pedido por parte da Polícia Militar para o isolamento da quadra foi feito, em virtude dos problemas que a praça sofre em virtude do tráfico e consumo de drogas, o que incomoda quem passa por lá.
A informação foi confirmada pelo subcomandante do 18º Batalhão de Polícia Militar, major Heintje Heerdt. Segundo o oficial, algumas sugestões foram encaminhadas para a Prefeitura de Brusque para que a convivência das pessoas no local seja melhorada. Dentre essas sugestões, o fechamento da quadra de esportes.
Segundo apurado pela reportagem da Rádio Cidade, a opção pela criação de mais vagas de estacionamento no local, e que são usadas por funcionários da saúde, foi a melhor opção para o momento. Ainda restam algumas definições do uso daquele espaço e da delimitação das vagas, mas a mudança para estacionamento já está confirmada.
A forma com que o projeto da Praça da Cidadania foi desenhado, com uma praça em meio a vários prédios, foi o que encorajou a prática de determinados crimes naquela região, segundo o major Heintje Heerdt. Justamente por isso, uma parceria com o curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifebe foi desenhada para que os acadêmicos façam projetos para o melhor aproveitamento daquele espaço.
Assim que as ideias forem repassadas à Polícia Militar, uma nova conversa com a Prefeitura de Brusque será realizada para mostrar as opções e quem sabe algo novo possa ser feito para diminuir a criminalidade no local.