Observatório Social retoma Programa Observador Social Mirim

O Observatório Social de Brusque (OSB Brusque) retornou às atividades presenciais nas escolas da região. A iniciativa ocorre pelo Programa Observador Social Mirim, afetado com a suspensão das aulas, no primeiro semestre de 2020
“Voltar para a sala de aula foi como um grito preso em nossa garganta. Rever os alunos e sentir aquele frio na barriga que toda aula nos traz foi inexplicável. Também foi emocionante poder cantar nosso hino do OS Mirim com os alunos presencialmente. Para mim, era como se estivesse faltando algo em meu cotidiano. Entrar na escola pela primeira vez, depois desse período, foi para dizer que vencemos essa etapa difícil que vivemos. Esperamos continuar a levar o conhecimento para os alunos e no próximo ano podemos continuar nosso trabalho com amor e carinho”, comenta o educador fiscal do programa, Felipe Gonçalves do Nascimento.
A última ação presencial do OS Mirim foi realizada em 2019, quando contou com 2098 estudantes de 51 escolas . “Nós optamos em não migrar o programa para o ensino a distância, por conta de toda a metodologia utilizada para a aplicação, que envolve muita interação, jogos, brincadeiras e outras atividades lúdicas”, explica a consultora pedagógica de Educação Fiscal e Cidadania do Observatório, Priscila dos Santos Petermann.
Neste período em que o programa ficou suspenso, a equipe fez alguns ajustes e planejou melhorias para o retorno. “Esse intervalo serviu para que fizéssemos algumas melhorias em nossa revista, brincadeiras, didática e jogos, além de nos organizarmos quanto às regras sanitárias, para a segurança da equipe do OSB Brusque e também do público que irá nos receber. Um exemplo é o uso de luvas. Como já estava tudo pronto e ajustado, estávamos muito ansiosos para voltar”, destaca.
A previsão é de que 11 turmas de seis escolas de Brusque, Guabiruba e Botuverá recebam as atividades ainda no ano letivo de 2021.


