Na sessão desta terça-feira (10) da Câmara de Vereadores de Guabiruba, o vereador líder do governo, Waldemiro Dalbosco, fez uma solicitação de reunião com a direção do Parque Nacional Serra do Itajaí. O objetivo do encontro é esclarecer algumas situações com relação ao parque, criado através de decreto assinado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em junho de 2004.
Durante seu discurso na tribuna, Dalbosco citou as várias iniciativas que são realizadas dentro do parque, entre elas o cicloturismo, o ecoturismo, entre outras que são desenvolvidas por entidades. E o encontro pedido pelo vereador é justamente para saber como está a situação do parque nessa questão, o que se prepara ou se espera daquela área que compreende nove municípios.
Outra questão importante com relação ao parque que preocupa o vereador é a indenização das áreas que foram atingidas pelo parque. Até o momento, passados 14 anos da criação do parque, nenhuma família que tem propriedades na área compreendida pelo parque em Guabiruba recebeu qualquer valor.
Além disso, muitas situações foram impossibilitadas de se realizarem por essas famílias. O vereador criticou essa expropriação da propriedade privada por parte do Governo Federal. A dúvida é justamente pelo que está sendo feito com o parque, a filosofia do mesmo, a abertura da área para atividades, situações que segundo o vereador ainda não foram explicadas.
De acordo com o decreto que criou o parque, o objetivo daquela área é “preservar amostra representativa do bioma Mata Atlântica, de preservar os ecossistemas ali existentes, possibilitando a realização de pesquisa científica e o desenvolvimento de atividades de educação ambiental e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico”.
Ainda no decreto, que recebeu nova redação em fevereiro de 2006, é definida uma área específica para o Exército, para fins: “reservados à continuidade do exercício das atividades militares necessárias ao cumprimento da destinação constitucional do Exército brasileiro”.
A área total do Parque Nacional Serra do Itajaí é de 56.918,11 hectares, compreendendo os municípios de Ascurra, Apiúna, Blumenau, Botuverá, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Presidente Nereu e Vidal Ramos. A direção do parque está sediada em Blumenau, no bairro Progresso.