A 1ª edição do Festival Gastronômico de Brusque, o Temperô, foi lançada na noite desta quarta-feira (29), em evento no Hotel Monthez. O Núcleo de Gastronomia da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr) é o grande responsável pela realização deste festival, que acontecerá entre 6 e 31 de julho.
Para o coordenador do núcleo, Jonathan Casagrande, a expectativa pelo Temperô é grande, principalmente por conta da procura dos clientes após as primeiras divulgações, através de flyers, mídia em outdoor, entre outros. A divulgação de alguns pratos que estarão dentro do festival também auxiliou na procura do público.
A ideia de se realizar um festival gastronômico surgiu a partir das reuniões, e no final se definiu a formatação do festival, seu funcionamento, e também a participação de 11 estabelecimentos neste primeiro modelo. Entrada, prato principal e sobremesa, em qualquer estilo de gastronomia que esteja no Temperô, serão oferecidos a preço único de R$ 39,90.
Jonathan também falou sobre o potencial do festival, que não busca atingir apenas o público brusquense. Turistas e moradores de outras cidades da região também já consultaram o núcleo sobre como participar do festival. Cada restaurante seguirá sua programação, trabalhando no almoço e jantar, ou em dos períodos, conforme seu atendimento.
Para o presidente da ACIBr, Halisson Habitzreuter, a idealização de um festival gastronômico em Brusque só mostra que esse público tem se preparado e se especializado, puxando o crescimento desta fatia de mercado. E não só no desenvolvimento de pratos, mas com a melhora no atendimento e também na questão administrativa.
Quem também esteve no lançamento do Temperô foi o presidente da Santur, o brusquense Valdir Walendowsky. Para ele, a gastronomia é um grande impulsionador econômico do turismo no Estado, setor que é responsável por 12% do PIB catarinense, e também pelo emprego de mais de 600 mil pessoas.
E o nome de Brusque ganhou força no turismo também por conta da Fenarreco, que se especializou na culinária germânica. Essa questão, da cidade ganhar força por conta da gastronomia, tem qualificado Brusque como um grande destino turístico dentro de Santa Catarina, em qualquer época do ano.



