A secretaria de Obras iniciou a implantação de lâmpadas de LED na região central da cidade. Esse projeto faz parte das 50 parcerias pelo clima, formalizadas entre Brusque e o distrito de Karlsruhe, que inclusive trouxe as estações inteligentes para o município em 2017. Serão 65 pontos onde essas lâmpadas serão instaladas.
De acordo com o diretor-geral da secretaria, Nik Imhof, o diferencial dessas novas luminárias é que elas vão diminuir o consumo de energia pela metade, além de distribuir melhor a iluminação onde serão instaladas. Elas também conversam com um sistema automatizado por computador ou smartphone, com todas as informações, inclusive o chamado por reparos online.
Toda a estrutura que envolve as luminárias, os equipamentos importados, foi oferecida gratuitamente pelos alemães, sem qualquer custo para a Prefeitura. Inclusive um grupo de pessoas da região parte no sábado (14) para a Alemanha em busca de novos recursos e tecnologias para a região.
Os 65 pontos em que as lâmpadas antigas serão substituídas por esse sistema de LED ficam na avenida Cônsul Carlos Renaux, desde a Ponte Estaiada até o cruzamento com a João Bauer (onde iniciou a instalação), e na rua Rodrigues Alves até o cruzamento com a Barão do Rio Branco. É um primeiro passo nesse projeto, e em outras oportunidades essa cobertura pode ser ampliada.
Essa automação gera uma economia inteligente par ao município, já que a automação facilita a pronta resposta, não dependendo apenas da reclamação da comunidade em torno do funcionamento da iluminação pública. Nik avalia que esse tipo de situação é necessária para melhorar toda a infraestrutura que a cidade tem.