O sonho do hexacampeonato acabou nesta sexta-feira (6) para a seleção brasileira. Jogando em Kazan, o time brasileiro perdeu para a Bélgica por 2 a 1 e foi eliminado nas quartas-de-final, e terá que buscar a classificação para a Copa de 2022, no Catar. Fernandinho (contra) e De Bruyne marcaram para a Bélgica, e Renato Augusto descontou para o Brasil.
A equipe comandada pelo técnico Tite teve um começo de jogo bastante ofensivo, e desperdiçou ao menos uma chance clara, com Thiago Silva. Mas nervoso, cedia várias oportunidades para os belgas. Aos 13 minutos, em cobrança de escanteio, Kompany se adiantou à zaga, cabeceou e a bola desviou em Fernandinho, enganando o goleiro Alisson.
Em busca do empate, a seleção teve outras chances desperdiçadas, e num rebote de escanteio a Bélgica puxou o contra ataque e De Bruyne finalizou no canto direito de Alisson, ampliando o marcador. Na volta do intervalo, Tite mexeu na equipe, colocando Firmino no lugar de Willian, mas as chances não apareciam.
Com as entradas de Douglas Costa e Renato Augusto, o time ganhou mais ofensividade e criava mais chances. Num lançamento de Coutinho, Renato Augusto tocou de cabeça no canto para diminuir a desvantagem. Porém, em outras duas chances de Neymar e Renato Augusto, a chance do empate foi desperdiçada e a Bélgica saiu vitoriosa.
Os belgas enfrentam na próxima terça-feira (10) a França na disputa por uma vaga na final da Copa do Mundo. Já do outro lado, a semifinal será definida neste sábado (7), quando Rússia x Croácia e Suécia x Inglaterra se enfrentam.