Secretaria da Agricultura busca investimentos em Brasília
A Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca lidera nesta segunda (22) e terça-feira (23), em Brasília, uma comitiva de lideranças do setor pesqueiro e autoridades de Santa Catarina em audiências nos ministérios da Integração Nacional, da Pesca e Aquicultura, e no da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em busca de mais recursos para agricultura e pesca. A comitiva, liderada pelo secretário João Rodrigues, prevê a presença do Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (Sindipi) juntamente com outras entidades representativas do setor pesqueiro.
A primeira audiência está marcada para segunda-feira à tarde no Ministério da Integração Nacional, quando será discutida a liberação de três comboios de perfuratrizes para construção de poços artesianos no Estado. As negociações estão adiantadas e ainda no primeiro semestre deste ano deveremos receber os equipamentos para ajudar no combate à estiagem no Estado, destaca João Rodrigues.
Na terça-feira, às 9h, o secretário e a comitiva do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Pesca de Itajaí e Região (Sitrapesca) e do Sindipi, juntamente com outras entidades representativas do setor pesqueiro, participam de uma audiência no Senado. Na ocasião, será apresentado o potencial e as dificuldades da pesca industrial, com foco nas questões trabalhistas e de gestão. Essa será uma oportunidade ímpar de demostrar, no Senado, a realidade da pesca industrial brasileira e os problemas de gestão que enfrentamos, diz o presidente do Sindipi, Giovani Genazio Monteiro.`
No período da tarde, estão agendadas audiências no Ministério da Pesca e Aquicultura para discutir questões relacionadas ao setor e no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), onde será apresentado proposta de implantar um programa de cobertura de pomares de maçã, ampliação do volume de milho e de silos armazenagem do cereal no Estado.
Colaboração: Phamela Hinhel