Nesta sexta-feira (24), 54 alunos do quinto ano da Escola Paquetá serão os primeiros a participarem do projeto Aluno Guia, em conjunto com a Secretaria de Trânsito e Mobilidade. Em dois horários, às 11h15min e às 17h, ou seja, nos momentos de saída da aula.
De acordo com o responsável pela Setran, Adalberto Zen, as crianças auxiliarão os colegas a atravessarem a rua em frente à escola. “Eles protegem e não deixam os colegas atravessarem [de maneira inadequada]. Eles fazem um tipo de corrente humana, e só quando percebem que o carro parou, que eles permitem a travessia com segurança”, explica. O trabalho é supervisionado pela Guarda de Trânsito de Brusque (GTB).
PROJETO
O coordenador do projeto, Estevão Antônio da Silva Neto, conta que o Aluno Guia nasceu em 2011. Neste ano, inicialmente foram escolhidas três escolas para a participação: as escolas Ângelo Dognini e Professor José Vieira Côrte. “São escolas escolhidas com critérios: ela precisa ter calçadas nos dois lados da rua e a faixa de trânsito na via”, explica Neto. “No próximo semestre, em 2017, nós escolheremos outras escolas”, completa.
Os participantes passaram por um treinamento com agentes da GTB, entre os dias 3 e 20 deste mês. Além disso, todos receberam uniformes e equipamentos.
Além dos benefícios gerados por meio da segurança proporcionada para alunos e comunidade, auxilia a educar e conscientizar para questões de trânsito, em especial, os direitos e deveres dos pedestres.



