Mais de 1,3 mil pessoas foram vacinadas em Guabiruba

Desde o início da Campanha de Vacinação contra a Influenza no dia 15 de abril, mais de 1,3 mil pessoas foram imunizadas na rede pública municipal de saúde. No sábado, 20, Dia “D” da vacinação, as unidades de saúde e a Policlínica estiveram abertas atendendo as pessoas pertencentes aos grupos de risco, como as irmãs Ilse Imhof e Lucia Horner, que passam dos 60 anos e foram até o posto São Pedro garantir a proteção contra o vírus H1N1. “Esta é a segunda vez que tomo a vacina e de lá pra cá não tive mais gripe”, comentou Ilse.

A expectativa é imunizar 3.754 pessoas até o fim da campanha. Quem não tomou a vacina no sábado, deve procurar o posto de saúde do seu bairro de preferência até o dia 26 deste mês, data em que oficialmente encerra a campanha.
Para a secretária de Saúde e Assistência Social, Stela Maris Maccarini Fischer, durante a semana o movimento foi maior que no próprio Dia “D”. “Conseguimos alcançar um bom número até agora e iremos continuar o trabalho nas próximas semanas, inclusive com os grupos de idosos”, destaca Stela.

Conforme a enfermeira do posto São Pedro, Evelise Maluche Schaefer, que trabalha desde 2001 na saúde municipal, a procura é maior entre as pessoas portadoras de doenças crônicas. “Os idosos têm sido mais resistentes em tomar a vacina”, comenta ela, ressaltando que o positivo é que com o passar dos anos, eles começaram a procurar mais a imunização.

Uma grande quantidade de crianças também foi imunizada. A pequena Beatriz de sete meses foi levada para a Policlínica pelos pais Jaison e Alcione dos Santos Nottar, que acompanharam o choro da filha com a agulhada na perna. “Dá um dó, mas sabemos da importância de proteger os filhos”, afirma Jaison, que como não está incluído nos grupos que recebem a vacina gratuitamente, pretende procurar pela dose na rede particular.

A Secretaria de Saúde e Assistência Social divulgou nas empresas uma instrução normativa que orienta o funcionamento das salas de vacina de estabelecimentos privados no município. A instrução também está disponível no site www.guabiruba.sc.gov.br, no link http://www.guabiruba.sc.gov.br/conteudo/?item=3957&fa=1&cd=158177.

Colaboração: Phamela Hinhel