Defesa Civil é tema na reunião do conselho

Nove projetos foram analisados pelos conselheiros, na 85ª reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Brusque (SDR), que foi realizada nesta sexta-feira (19) em São João Batista. Dentre eles o assunto principal era sobre a Defesa Civil (DC).

Cláudio Pereira, que atuou nas DC da Irlanda e Holanda, fez um comparativo entre Brasil e União Européia. Segundo ele, as ocorrências de desastres no Brasil cresceram 268% nos últimos dez anos, e 71% especificamente em Santa Catarina. Quanto a fatalidades, a Europa registrou 28 mortes em 10 anos, enquanto Santa Catarina, durante a catástrofe de 2008, teve 138 óbitos. Para Cláudio, o grande diferencial é a participação da comunidade nos trabalhos de Defesa Civil.

O discurso foi endossado pelo coordenador regional da DC Estadual (Coredec), Eliezer Cardoso. Segundo ele, no Japão não existe uma Defesa Civil e sim uma gama de entidades com o envolvimento da comunidade. “Não existe desastre natural e sim fenômeno. O desastre é humano, provocado por fatores como ocupação desordenada do solo. Santa Catarina é um laboratório no Brasil para estudos em Defesa Civil por causa dos eventos adversos que aqui acontecem”, informou o coordenador.

Eliezer apresentou a Coredec, que é um braço da DC Estadual mais próximo do município. A de Itajaí será desmembrada e, em breve, deve integrar a SDR um coordenador da DC que cuidará dos oito municípios da Regional de Brusque.
Colaboração: Phamela Hinhel