Defesa Civil é tema na reunião do conselho
![](https://images.rc.fm.br/w_1600/h_800/arq_121314:noticias:973070:nfcd9b794c1ada953894028ed8eb2c1e8.jpg)
Nove projetos foram analisados pelos conselheiros, na 85ª reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Brusque (SDR), que foi realizada nesta sexta-feira (19) em São João Batista. Dentre eles o assunto principal era sobre a Defesa Civil (DC).
Cláudio Pereira, que atuou nas DC da Irlanda e Holanda, fez um comparativo entre Brasil e União Européia. Segundo ele, as ocorrências de desastres no Brasil cresceram 268% nos últimos dez anos, e 71% especificamente em Santa Catarina. Quanto a fatalidades, a Europa registrou 28 mortes em 10 anos, enquanto Santa Catarina, durante a catástrofe de 2008, teve 138 óbitos. Para Cláudio, o grande diferencial é a participação da comunidade nos trabalhos de Defesa Civil.
O discurso foi endossado pelo coordenador regional da DC Estadual (Coredec), Eliezer Cardoso. Segundo ele, no Japão não existe uma Defesa Civil e sim uma gama de entidades com o envolvimento da comunidade. Não existe desastre natural e sim fenômeno. O desastre é humano, provocado por fatores como ocupação desordenada do solo. Santa Catarina é um laboratório no Brasil para estudos em Defesa Civil por causa dos eventos adversos que aqui acontecem, informou o coordenador.
Eliezer apresentou a Coredec, que é um braço da DC Estadual mais próximo do município. A de Itajaí será desmembrada e, em breve, deve integrar a SDR um coordenador da DC que cuidará dos oito municípios da Regional de Brusque.
Colaboração: Phamela Hinhel