Hamilton vence quarta seguida e é o novo líder

O britânico Lewis Hamilton tem pouco a reclamar do início de temporada da Fórmula 1. Depois de abandonar a primeira prova do ano, na Austrália, o piloto da equipe Mercedes passou a dominar a categoria e conseguiu no Grande Prêmio da Espanha, neste domingo, a sua quarta vitória consecutiva em cinco provas do ano.
Hamilton teve em Barcelona um fim de semana praticamente perfeito. Líder dos dois treinos de sexta-feira, ele só não foi o mais rápido na terceira atividade livre, na manhã de sábado, em que foi superado por Nico Rosberg, seu companheiro de equipe. No treino classificatório, no entanto, o britânico voltou à ponta da tabela de tempos e garantiu a pole position.
Na prova deste domingo, Lewis Hamilton só não andou na primeira colocação quando parou para as trocas de pneus, momentos em que Nico Rosberg liderou a corrida na Espanha. Assim que o alemão era chamado aos boxes, o britânico recuperava a posição de honra, em que cruzou a linha de chegada para conquistar sua primeira vitória no Circuito de Barcelona.
A segunda colocação da prova na Catalunha ficou com Nico Rosberg, que adotou estratégia diferente do que seu companheiro de equipe, mas não conseguiu ultrapassá-lo. Já o australiano Daniel Ricciardo acabou em terceiro, completando o pódio, mas com mais de 48s de desvantagem para os carros da Mercedes.
A quarta colocação foi do alemão Sebastian Vettel, que fez grande prova após largar em 15º e cruzou a linha de chegada logo à frente de Valtteri Bottas. Correndo em casa, Alonso foi o sexto, um posto à frente de Kimi Raikkonen. Romain Grosjean, Sergio Pérez e Nico Hulkenberg completaram a zona de pontuação.
Já o brasileiro Felipe Massa teve uma corrida ruim em Barcelona. Sofrendo com o desgaste dos pneus em sua Williams, ele foi obrigado a fazer três paradas e acabou apenas na 13ª posição.
A vitória deste domingo dá a Hamilton a primeira colocação do Mundial de Fórmula 1 com 100 pontos por conta de seus quatro triunfos consecutivos. Antes líder, Rosberg agora aparece na segunda colocação, com 97. A próxima prova da categoria é o Grande Prêmio de Mônaco em 25 de maio.
Veja a classificação completa do GP da Espanha:
1. Lewis Hamilton (ING/Mercedes) - 1h41min05s155
2. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 0s6
3. Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull) - a 49s0
4. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - a 1min16s7
5. Valteri Bottas (FIN/Williams) - a 1min19s2
6. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 1min27s7
7. Kimi Räikkönen (FIN/Ferrari) - a 1 volta
8. Romain Grosjean (FRA/Lotus) - a 1 volta
9. Sergio Pérez (MEX/Force India) - a 1 volta
10. Nico Hulkenberg (ALE/Force India) - a 1 volta
11. Jenson Button (ING/McLaren) - a 1 volta
12. Kevin Magnussen (DIN/McLaren) - a 1 volta
13. Felipe Massa (BRA/Williams) - a 1 volta
14. Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso) - a 1 volta
15. Pastor Maldonado (VEN/Lotus) a 1 volta
16. Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber) - a 1 volta
17. Adrian Sutil (ALE/Sauber) - a 1 volta
18. Jules Bianchi (FRA/Marussia) - a 2 voltas
19. Max Chilton (ING/Marussia) - a 2 voltas
20. Marcus Ericsson (SUE/Caterham) - a 2 voltas
Não completaram:
Kamui Kobayashi (JAP/Caterham), Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso)
FONTE / Gazeta Esportiva
LDO


