Em Canelinha, a aldeia Tekua Tawai, que significa Ruína dos Jesuítas, esteve em festa na tarde de quinta-feira (18), em alusão ao Dia do Índio. Os indígenas participaram do lançamento de um documentário que relata a vida Guarani na Terra das Cerâmicas, em evento realizado no Centro Social, Cultural e Recreativo Arthur Adolfo Jachowicz, uma realização da secretaria municipal de Assistencia Social e que contou com a presença dos alunos da rede pública municipal de ensino daquela cidade.
Para o cacique Corai Papá (Pai do Sol em Guarani), André Benite, o documentário traz respeito à aldeia. Nós queremos respeito a nossa cultura, relata.
A assistente social Márcia Reis é a responsável pela produção do documentário. Para ela, o trabalho foi importante, pois aproxima a cultura indígena da população branca. Foi um trabalho árduo, mas muito gratificante, destaca.
O vice-cacique da aldeia Tekua Tawai, Marcelo Benite, Corai Mirim (Sol Pequeno em Guarani), o documentário é um resgate histórico dos índios que habitam a aldeia, na localidade de Rio da Dona, no Bairro Papagaios, em Canelinha.
É muito bom esse vídeo, pois relata nossa cultura, língua e costumes, finaliza. O documentário será comercializado ao preço de R$ 20 e gerará recursos para a aldeia.



