Mulheres Mil será lançado na segunda-feira

Nesta segunda-feira (12) acontece o lançamento do Programa Mulheres Mil, vinculado ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Em Guabiruba serão três turmas e em Brusque, duas, que iniciarão seus trabalhos.
Segundo o coordenador adjunto do Instituto Federal Catarinense (IFC) do campus de Brusque, Hélio Maciel Gomes, o programa é do governo federal e tem parceria com as secretarias de assistência social dos municípios. Em Guabiruba nós vamos ter nas segundas-feiras à tarde padeiro, à noite salgadeira e auxiliar de cozinha. Em Brusque, nós temos uma turma de padeiro.
Ele explica que a ideia surgiu para resgatar as mulheres, através de estimular a auto-estima, direito da mulher, além de dar uma oportunidade de ter uma formação. Depois desse curso, elas poderão fazer outros cursos pelo Pronatec.
Em Brusque e Guabiruba, os cursos que envolvam a culinária estarão sendo focados na cultura alemã. Elas vão fazer doces e pães da cultura alemã. Isso servirá para resgatar os pães e cucas alemãs. As aulas acontecem duas vezes por semana, até dezembro, quando acontece a formatura.
O curso de padeiro será de 200 horas, salgadeira de 160 horas e auxiliar de cozinha de 260 horas. Os cursos já estão lotados e ainda há lista de espera. Temos pactuados mais três turmas no segundo semestre.
Gomes ainda diz que, mesmo com turmas fechadas, as mulheres que tiverem interesse de participar dos cursos que procure as secretarias de assistência social do município em que reside e deixe o nome para a lista de espera do programa.
O Programa Mulheres Mil atende mulheres que estão em vulnerabilidade social.
LDO