Toda festa de aniversário é especial, bolo, vela, refrigerante, café. Porém, algumas ganham um brilho a mais. Não na decoração, nem no que é servido aos convidados, mas sim aos motivos que levaram àquela comemoração. Neste sentido que aconteceu a 2ª Feijoada do Luia, no bairro Santa Terezinha.
O nome feijoada pode remeter a uma festa sem hora para acabar, como as que acontecem na região. Porém, a Feijoada do Luia tem convidados muito mais do que especiais. Luia completou 52 anos de vida, é aluno da Apae de Brusque, e fez questão de contar com todos os amigos neste momento.
Aliás, se tinha alguém que esperava ansiosamente pela festa era o próprio Luia. Ele sequer dormiu na noite de sexta-feira (17) para sábado (18), só contando as horas para que chegasse o momento da comemoração de seu aniversário. Aos poucos o local foi se enchendo, e apesar do frio e da leve garoa que caía em Brusque, lá naquele salão, o calor humano era quem dava o tom.
Mais velho entre os homens em uma família de 10 irmãos, Luia jamais foi tratado diferente pelos próximos. Seus pais fizeram questão de que todos os irmãos o respeitassem, independente de sua deficiência.
Luia tem suas preferências. Kombis e Fuscas dominavam os presentes, e também eram o tema da camiseta em homenagem ao seu aniversário. E foi em um Fusca, que já no final da festa, Luia fez sua entrada no salão, com o veículo empurrado por amigos, que não se importaram com a chuva, desde que o motorista chegasse na festa com as devidas palmas.
Luia surpreende, por chegar de Fusca em sua festa, pelo carinho que desperta em todos, pela vontade de viver, por sempre dar atenção a todos sem distinção. Enfim, Luia tem a pureza que talvez todos quisessem ter. Luia mostra, que independente de qualquer pedra no caminho, o importante é comemorar e valorizar cada instante ao lado de quem nos quer bem.




