Cerca de 4 mil alunos do 1º ao 3º ano do ensino fundamental serão beneficiados com o novo serviço de saúde entregue na manhã desta quarta-feira (7) pela Prefeitura. Trata-se de um veículo adaptado que permitirá a realização de exames de audiometria, visando detectar problemas de audição nas crianças. O projeto foi lançado em ato na Escola Oscar Maluche, no Bairro Steffen.
O veículo utilizado era uma ambulância do Corpo de Bombeiros, em perfeito estado de conservação, que foi repassada ao município após a renovação da frota. O tenente Hugo Manfrin, comandante do Corpo de Bombeiros, explicou que os veículos são adquiridos através do Fundo Municipal de Reequipamento do Bombeiro e pertence ao município de Brusque. Com a aquisição de novas ambulâncias, foi possível devolver o que estava em uso e permitir que ele continue atendendo a população através do Programa Saúde na Escola.
Em seu pronunciamento, o prefeito Paulo Eccel lembrou que no passado, com a falta de recursos, muitos alunos que tinham déficit de audição tinham dificuldade de aprendizado e acabavam sendo rotulados de forma negativa na escola. A secretária municipal de Saúde, Ana Baron Ludvig, além de avaliar como positiva a implantação da Saúde Móvel, ressaltou que facilitará a realização dos exames, uma vez que não haverá a necessidade de transportar os 4 mil alunos até a Policlínica, onde ficava o equipamento de audiometria.
Tão logo terminou a cerimônia de entrega da unidade móvel, que teve ainda a presença da secretária municipal de Educação, Gleusa Fischer, os alunos foram conhecer o Saúde Móvel e teve início a nova prestação de serviços que beneficiará a comunidade brusquense.
A Prefeitura de Brusque lança nesta quarta-feira (7) mais uma ação que visa garantir a saúde dos estudantes brusquenses: o consultório móvel. A novidade será apresentada às 9h, na Escola Oscar Maluche, no bairro Steffen, e deve beneficiar cerca de 4 mil alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental com exames gratuitos de audiometria.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre as secretarias de Saúde e Educação, por meio do Programa Saúde na Escola, e consiste em um veículo equipado com aparelhos para diagnóstico e a presença de um profissional da área. No espaço, os estudantes poderão fazer testes auditivos e, caso seja diagnosticado algum problema, será feito encaminhamento para tratamento.
O consultório móvel será itinerante e após a primeira etapa, que deve seguir até o mês de julho, irá oferecer novos serviços à população como exames de visão e dicas relativas à saúde, entre outros.