Luteranos completam seu sesquicentenário

De acordo com dados que foram repassados pelo Pastor Cláudio Schaefer, da Igreja Bom Pastor de Brusque, a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil está completando, oficialmente, 150 anos em Brusque nesta quarta-feira (17). Uma história que iniciou em 1860 com a chegada dos imigrantes, em 4 de agosto daquele ano.
Esses pioneiros oriundos da Alemanha, de Schleswig-Holstein, Birkenfeld (Oldenburg) e Baden, norte do país, foram os responsáveis pelo início do luteranismo na região. Com o número de fiéis crescendo e com a chegada de novos imigrantes, era necessária a presença contínua de um pastor na localidade.
Em 17 de abril de 1863, foi aprovada a primeira Ordem da Comunidade Evangélica de Brusque, com a presença do pastor Hesse, que fazia visitas periódicas à comunidade a cada três meses. Depois de muitos pedidos, para alívio e alegria dos fiéis, chegou no mês de fevereiro de 1865, Johann Anton Heinrich Sandreczki, que foi o primeiro pastor da comunidade.
Ao longo dos 150 anos, a comunidade foi servida por 24 pastores, destes os primeiros 13 pastores, com a exceção de Lindolfo Weingaertner, eram todos estrangeiros, alemães. A programação alusiva aos 150 anos de Igreja Luterana foi lançada em novembro de 2012, e tem sequência até o mês de maio. Entre as atividades alusivas a data, será realizado nesta quarta-feira um jantar às 19h30min no Clube de Caça e Tiro Araújo Brusque.
Colaboração: Alain Rezini



